Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Conheça os benefícios medicinais da citronela - Rádio Aviva 7

Conheça os benefícios medicinais da citronela

Além de ótimo repelente, citronela traz benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

A citronela ficou amplamente conhecida na aromaterapia por seu grande potencial como repelente de insetos. Ela é eficaz para manter longe moscas, mosquitos e formigas. Seu óleo essencial é muito usado na fabricação de produtos para esse fim, além de velas, loções e outros produtos bastante usados no verão, principalmente.

Mas as vantagens que essa planta nos oferece não ficam por aí, suas propriedades vão muito além disso. Ela pode ser usada para tratar febres intestinais e distúrbios digestivos, já que a combinação dos seus componentes culminam em uma ação calmante, bactericida, febrífuga, sudorífica e carminativa.

Saiba mais sobre a citronela

A citronela também é comumente usada como tempero, devido à sua fragrância única. Com o consumo regular, seus benefícios para a saúde são muitos, e aqui você tem a chance de saber um pouco mais sobre essa planta.

Ela é excelente para desintoxicar o corpo, uma vez que é um diurético natural. Isso equilibra o ácido úrico e faz o aparelho digestivo, rins, bexiga e pâncreas eliminarem substâncias tóxicas que se acumularam. Esta planta aromática também é um antioxidante e antisséptico e ajuda a manter a saciedade por mais tempo. Por isso é aconselhável o seu consumo em dietas com o objetivo de perder peso.

Benefícios da citronela

Óleo natural para a pele

O óleo essencial de citronela pode ser adquirido em farmácias de manipulação e é extremamente refrescante, ótimo para ser usado em massagens no corpo inteiro e obter um efeito estimulante. Quando aplicado com movimentos circulares no rosto, ajuda a reduzir a acne, principalmente se misturado com algum ingrediente esfoliante, como açúcar ou mel. Lave e seque o rosto após a aplicação.

Chá para melhorar a digestão

O chá de citronela é excelente para curar indigestão, dor abdominal, diarreia e doenças intestinais. Como ajuda a remover as bactérias e parasitas do intestino, previne a formação de gases e acelera o trânsito de alimentos. Para se beneficiar, junte duas folhas da planta a uma xícara de água fervente e deixe a erva em infusão por pelo menos 10 minutos, em recipiente tampado. Coe e beba com moderação, quente ou frio.

Repelente

Corte alguns pequenos pedaços da folha da citronela e coloque em um prato, no ambiente em que deseja repelir os insetos. Troque todos os dias. Quando está plantada, a planta também tem ação repelente, mas para isso é necessário que seu plantio seja feito onde haja corrente de ar. Podendo ficar em um vaso móvel, sendo carregada pela casa em caso de necessidade.

Ingredientes

– 150 ml de glicerina líquida

– 150 ml de óleo de citronela

– 350 ml de álcool

– 350 ml de água

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes e armazene em um recipiente escuro. O repelente caseiro deve ser passado na pele com a ajuda de um aplicador. Utilizando-se de um borrifador, o repelente pode ser espalhado pelo ambiente, quando espirrado nas aberturas das portas e janelas, ou mesmo em tecidos de sofás e roupas de cama. Esta fórmula é eficaz em contato com qualquer tipo de inseto.

Fonte: https://fortissima.com.br/2014/12/25/conheca-os-beneficios-medicinais-da-citronela-14671081/

Deixe seu comentário:

Banner Rotativo

2020 © Direitos reservados - Rádio Aviva 7