top of page

Mês da Mulher - Veja 13 grandes mulheres da Bíblia

No mês de março comemoramos o dia da mulher, e você já parou pra pensar nas mulheres que a Bíblia menciona?

A Bíblia tem vários exemplos de mulheres tementes a Deus, que fizeram a diferença no seu tempo. Essas mulheres destacaram-se num mundo dominado por homens e mostraram que Deus usa todos para cumprir os seus propósitos. Estas são 13 das muitas mulheres que se destacaram na Bíblia.


1. Sara

Sara, já idosa, abandonou tudo para viver em tendas pelo resto da vida. Ela ficou sempre do lado de Abraão, seu marido e pai da fé, para o apoiar. Sara creu em Deus e, com 90 anos, o seu sonho realizou-se, ela teve um filho! Deus encheu o seu coração de alegria.

"E Sara disse: Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo." - Gênesis 21:6

Suas características principais são:

  • Cheia de fé: por ter acreditado que Deus poderia fazer o impossível.

  • Bonita: capaz de chamar atenção dos egípcios e do faraó pagar alto preço por ela.

  • Mãe do povo de Israel: para sempre lembrada como a mulher escolhida por Deus para gerar seu povo.

2. Miriã

Miriã nasceu e cresceu como escrava no Egito. Ela foi responsável por cuidar de seu pequeno irmão, Moisés, que anos mais tarde libertou seu povo da escravidão. Além de líder de louvor, Miriã era profetisa e muito respeitada entre os hebreus.

"E Miriã lhes respondia, cantando: Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro." - Êxodo 15:21

Suas principais características são:

  • Irmã mais velha de Moisés: não apenas foi responsável por salvá-lo do genocídio feito pelo faraó, como ficou ao lado dele ao longo de sua liderança.

  • Inteligente: certamente Miriã agiu como conselheira de Moisés. Ainda que tenha sido rebelde por um momento (Números 12), foi fiel a Deus, obedecendo suas ordens.

  • Profetiza: o próprio texto bíblico a chama dessa forma (Êx. 15:20), mas não se aprofunda nessa sua função.

  • Líder de louvor: o episódio de Êxodo 15:20-21 mostra que ela não apenas tocou instrumentos em louvor ao Senhor, mas conduziu outras mulheres na mesma ação.

3. Raabe

Raabe era uma prostituta em Jericó, mas ela salvou a vida de dois espiões hebreus. Por causa disso, sua família foi salva quando os hebreus atacaram Jericó. Por sua fé, uma mulher desprezada ganhou um lugar entre o povo de Israel, se tornando antepassada de Jesus e ganhando um lugar entre os heróis da fé!

"Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes." - Hebreus 11:31

Suas principais características são:

  • Corajosa: mentiu para o rei de Jericó, nação de vivia ela e sua família, para salvar os espiões hebreus.

  • Crente em Deus: Raabe apenas ouviu falar do que o Senhor tinha feito pelos hebreus no êxido do Egito, mas foi o suficiente para crer em Deus.

  • Salvou sua família: quando os espiões hebreus entraram na sua casa, Raabe fez um acordo, ajudaria eles se em troca poupassem a vida de sua família na invasão. Raabe protegeu aquilo que era mais importante para ela, seus pais e irmãos.

4. Débora

Débora era uma profetisa e juíza, escolhida por Deus para liderar Israel quando não havia rei. Ela convocou o exército e animou os guerreiros, que derrotaram os opressores. Debaixo da liderança de Débora, Israel teve paz durante 40 anos.

"Já tinham desistido os camponeses de Israel, já tinham desistido, até que eu, Débora, me levantei; levantou-se uma mãe em Israel." - Juízes 5:7

Suas principais características são:

  • Juíza: no período em que Israel já estava na terra prometida, mas não tinha um rei, Deus levantou juízes para comandar o povo. Esses juízes conduziam atividades militares e civis, e esse foi o papel de Débora.

  • Profetisa: agia como boca de Deus e instruía o povo sobre como agir.

  • Líder de guerra: quando Baraque, então líder de guerra, teve receio de assumir seu posto diante do chamado de Deus, Débora assumiu seu lugar e liderou dez mil homens em batalha.

5. Rute

Rute não era israelita, mas ganhou um lugar entre o povo de Deus por sua dedicação a Deus e o seu amor à sua sogra. Ela abandonou sua casa e família para servir a Deus. Trabalhadora e respeitosa, Rute conquistou o coração de Boaz e foi a bisavó do rei Davi.

"Rute, porém, respondeu: Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!" - Rute 1:16

Suas principais características são:

  • Leal: Rute poderia ter ido para a casa de seus pais, de volta para a terra de onde nasceu, quando seu marido morreu. Mas ao invés disso, decidiu ficar ao lado de Noemi, sua sogra.

  • Dedicada e trabalhadora: vendo a oportunidade de trabalhar no campo e trazer sustento para si mesma e sua sogra, Rute foi trabalhar de baixo de sol sem reclamar.

6. Ana

Ana não podia ter filhos, mas ela confiava em Deus e orou com fé por um filho. Quando Deus lhe deu o que ela tanto desejava, ela dedicou-o ao Senhor, em gratidão. O seu filho, Samuel, cresceu no templo e tornou-se um grande profeta.

"Então Ana orou assim: Meu coração exulta no Senhor; no Senhor minha força é exaltada. Minha boca se exalta sobre os meus inimigos, pois me alegro em tua libertação." - 1 Samuel 2:1

Suas principais características são:

  • Mulher de oração: diante da maior dor de sua vida, a infertilidade, Ana pôs-se em oração, confiando que Deus haveria de intervir.

  • Fiel: mesmo tendo uma rival dentro de casa, a outra mulher de seu marido, Ana permaneceu fiel ao seu esposo, honrando seu casamento.

  • Adoradora: Ana adorou o Senhor com tudo que tinha. Assim que Deus lhe concedeu um filho, ela consagrou o menino ao Senhor, deixando-o no templo para servir a Deus.

  • Mãe de Samuel: um dos maiores personagens da Bíblia, Samuel inaugurou uma era profética em Israel. Além disso, agiu como sacerdote e conselheiro real.

7. Ester

Ester era uma jovem israelita que ganhou o maior concurso de beleza do seu tempo e tornou-se rainha da Pérsia. Ela foi muito corajosa e arriscou a sua vida para salvar o seu povo de um grande massacre. Deus deu beleza, graça e inteligência a Ester para que ela pudesse proteger o seu povo.

"O rei gostou mais de Ester do que de qualquer outra mulher; ela foi favorecida por ele e ganhou sua aprovação mais do que qualquer das outras virgens." - Ester 2:17

Suas principais características são:

  • Bonita: quando o rei Xerxes estava a procura de uma nova rainha, seus conselheiros disseram para que escolhesse a mais bonita de um grande grupo de garotas. Ester estava entre elas e conquistou o olhar do rei sem dificuldade.

  • Inteligente e sensata: diante do perigo contra seu povo, os judeus, Ester soube convencer o rei de que estava sendo ameaçada e a solução foi encontrada.

8. Maria

Maria era uma jovem simples que foi escolhida para uma grande missão: ser a mãe de Jesus. Ela não rejeitou essa missão, mas aceitou com fé. Maria certamente ajudou a educar Jesus e, anos mais tarde, o viu ressuscitado em glória!

"Respondeu Maria: Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra." - Lucas 1:38

Suas principais características são:

  • Fiel a Deus: o Senhor escolheu um casal crente e fiel para que Jesus fosse criado. Quando o anjo veio lhe trazer a boa notícia da gravidez, Maria respondeu "sou serva do Senhor, que aconteça comigo conforme a tua palavra" (Lc 1:38). Ela estava pronta para fazer aquilo que era a vontade de Deus.

  • Humilde: após visitar sua parenta Isabel, mãe de João Batista, Maria entoou seu cântico. Nele, ela diz "pois atentou para a humildade da sua serva" (Lc 1:48), essa era a explicação que pôde dar para estar sendo tão abençoada, Deus estava abençoando sua humildade.

9. Priscila

Priscila é um exemplo de trabalho em equipe. Ela trabalhava com seu marido Áquila para espalhar a Palavra de Deus. Eles eram amigos de Paulo e fundaram uma igreja na sua casa. Priscila e Áquila também ensinaram e prepararam um homem chamado Apolo para a obra de Deus.

"Saúdem Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios." - Romanos 16:3-4

Principais características são:

  • Professora: Priscila conhecia bem as Escrituras, ao ponto de ser capaz de ensinar Apolo, um homem culto, os caminhos do Senhor.

  • Cooperadora: o apóstolo Paulo a chama dessa forma, e é a primeira mencionada na longa lista de saudações em Romanos 16. Isso mostra sua importância no ministério do apóstolo.

  • Corajosa: como mostra o versículo em destaque, ela arriscou sua vida por Paulo. Certamente ela teve muita coragem e fé para se arriscar.

10. Abigail

Abigail era esposa de Nabal, um homem rude e mau. A ignorância de Nabal quase levou a sua família a destruição ao insultar o rei Davi. Abigail procurou pacificar a situação, culpando a si pela situação. Davi a perdoou e a sua casa foi preservada. Nabal - após tomar consciência do que fez - teve um ataque e morreu dez dias depois. Após ficar viúva, Abigail tornou-se mulher de Davi, tendo um filho chamado Quileabe.

Davi disse a Abigail: "Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que hoje a enviou ao meu encontro. Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos! - 1 Samuel 25:32-33

Suas principais características são:

  • Sábia e inteligente: o texto bíblico apresenta Abigail como uma mulher inteligente (1Sm 25:3) e essa inteligência foi vista em prática. Davi estava pronto para matar seu marido e servos, quando ela prontamente se pôs de joelhos e deu diversos motivos para que ele não fizesse uma matança.

  • Pacificadora: Abigail impediu que uma chacina acontecesse em sua casa, ela prezou pela paz. E para contar ao seu marido o que tinha feito, ainda esperou que ele estivesse sóbrio para lhe entender bem.

11. Dorcas (Tabita)

Tabita - ou Dorcas em grego - era uma serva de Deus que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas. Nos tempos da igreja primitiva, ela ficou doente e morreu. Ao saber da presença de Pedro na cidade, alguns discípulos de Cristo o chamaram. A sós no quarto, Pedro orou e Dorcas voltou a vida para honra e glória do Senhor!

"Tabita, levante-se". Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se. - Atos 9:40b

Suas principais características são:

  • Bondosa e altruísta: Tabita não se prendeu ao dinheiro, mas dava esmola aos necessitados, ficou conhecida como a mulher que praticava boas obras.

  • Amada por muitos: quando morreu, discípulos de Jesus estavam na cidade e eles pediram para que o próprio apóstolo Pedro fosse ao local interceder. Chegando lá, Pedro se deparou com muitas viúvas ao redor dela. Certamente Tabita era querida e amada pelas pessoas ao seu redor.

12. Lídia

Lídia era uma comerciante de tecido de púrpura, artigo bem valioso. Apesar do seu sucesso no comércio, isto não a impediu de servir a Deus. Confiante que sua fé em Cristo era firme, abriu a sua casa a Paulo até que fosse estabelecido a igreja em Filipo. Lídia teve um papel importante na edificação da igreja naquele lugar.

Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu. - Atos 16:15

Suas principais características são:

  • Empreendedora: o texto bíblico nos informa que Lídia era uma vendedora de tecido de púrpura. Mais do que trabalhar apenas com os deveres de casa, essa mulher tinha o próprio negócio.

  • Temente a Deus: o Senhor abriu o coração de Lídia para a mensagem do evangelho. Estando confiante de sua fé e salvação, convidou Paulo e seus companheiros a se hospedaram em sua casa.

13. Maria de Betânia

Maria de Betânia não era uma mulher de boa fama até seguir Jesus. Ao ungir a cabeça do Mestre com nardo puro, chegou a ser criticada pelos discípulos por 'desperdiçar' algo de grande valor. Ela manteve-se calada, mas Jesus a defendeu. Maria nos deixa um grande exemplo: reconheceu a Cristo com tudo o que tinha e não deixou de adorar a Deus devido às críticas.

Eu asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória". - Mateus 26:13

Principais características são:

  • Amava Jesus: Maria amava Jesus com todas as suas forças. Quando ela ungiu Jesus com um caro perfume, ficou claro que ela se importava mais em louvar o Salvador do que com suas posses materiais.

  • Era humilde: Maria não se importava com o dinheiro, mas preferia ficar ao lado do grande Mestre, ouvindo seus ensinos preciosos. Ela encontrou sua riqueza no Reino dos céus.

Se inspire com o exemplo dessas grandes mulheres de Deus!


22 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Publicidade

Publicidade

bottom of page